Pular para o conteúdo principal

:: viver sem desperdiçar a alma ::


Ando pensando bastante numa frase que ouvi a atriz Drew Barrymore dizer: "I don't wanna have a wasted soul", que em português seria "Eu não quero ter uma alma desperdiçada". Por isso fiquei matutando sobre o que seria "desperdiçar a alma".


Dizem por aí que nós, seres humanos, somos divididos em três partes (corpo, alma e espírito). A alma seria o lugar onde se localizam nossas emoções, sentimentos e afins. E por isso acho que desperdiçar a alma seja desgastá-la com emoções mesquinhas, irritações, mágoas, inveja e outras coisas piores ou menores.


Pra ter uma alma que aproveite a vida tem que se dar ênfase a tudo o que é bom em nós e nos outros. Guardar com carinho os melhores sentimentos (acabei de me dar conta de que não existe nome pra isso, como existe para guardar ressentimentos). A pessoa ressentida tem mágoa e a pessoa sem ressentimentos que guarda a felicidade e os bons momentos, o que ela tem? Talvez a palavra seja paz, mas não uma paz representada por uma pomba branca e sem graça, uma paz colorida, satisfeita e feliz!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Que língua é essa?

"Prof, que língua é essa que você fala?" Eu: "Eu falo português, só q do Rio de Janeiro"

A verdade deveria aparecer espontaneamente

A verdade deveria aparecer espontaneamente, porém na maioria das vezes ela parece precisar ser arrancada das pessoas. Talvez porque ela seja desconfortável para quem conta, desagradável para quem escuta, mas de fato ela é sempre libertadora porque é o melhor caminho.

This is us

Quem escreveu "This Is Us" foi um ser humano muito humano (é uma frase idiota, eu sei). Alguém que gosta de transformar olhares e mudar trajetórias com diálogos e cenas belíssimas. Cenas que inicialmente deixam minha alma em pedacinhos e depois vão costurando e refazendo tudo igual uma colcha de retalhos. É uma arte que traz cura de um jeito profundamente simples. Eu fico comovida e tocada. Ninguém me perguntou nada.