A arte é vista por muitos como inútil. No ambiente escolar então, ela vive sendo menosprezada. Mas ela liberta e ao mesmo tempo disciplina, ensina e entretem, emociona e diverte. Talvez por isso, para muitos seja inútil, porque ela talvez se anule qd serve para opostos.
Eu me encontro na inutilidade dos livros, das pinturas, das músicas, dos filmes, da dança, das poesias. Eu sou uma inútil.
Fazer uma faculdade de arte é ser criticado por toda a vida, principalmente por si msm. Pq os artistas, além de inúteis, são cruéis com eles mesmos.
Um misto de satisfação, por ter feito o que queria e de insatisfação por não fazer nada que salve uma vida. Ou na verdade, algo que salve muitas vidas, mas nunca se saberá. O retorno raramente vem, na conta bancária, nos aplausos ou nos sorrisos dos alunos.
Quando estudo outras coisas, vejo que estudei o que era certo pra mim. Faria repetidamente o mesmo curso, na msm faculdade falida, porque meus professores foram todos maravilhosos e desafiadores (independente do status da faculdade).
Do temperamento artístico tenho mtas coisas, como a loucura, a inconstância, a exigência, a insegurança, a inutilidade das coisas que me dão prazer. Mas me falta algo muito importante, ousadia, não tenho um pingo sequer.
Comentários
Postar um comentário