Pular para o conteúdo principal

Carregue a sua mochila

Volta às aulas: uso incorreto de mochila escolar pode provocar ..."Carregue a sua mochila, Lívia", era o que minha mãe dizia nas poucas vezes em que ela mesma pôde me levar à escola. Eu pedia pra ela carregar pra mim porque achava que estava pesada, mas ela não carregava. Ela dizia que a mochila era minha responsabilidade, não importava se estava pesada, eram os meus livros, a minha aula. Pode parecer uma bobeira, mas de vez em quando na vida eu passo por situações que quero pedir pra alguém "carregar a minha mochila". Nessa mochila está o peso das responsabilidades da vida adulta. Situações, dilemas, consequências e escolhas com as quais eu não queria lidar. Aí sempre que eu quero jogar tudo pra cima e fugir fingindo que não é comigo, eu me lembro dessa frase "carregue a sua mochila, Lívia". Minha mãe faz isso por mim até hoje, quando não toma decisões por mim e nem assume responsabilidades que são minhas. Ela deixa eu me virar, mas ela está ali do lado me observando carregar minha mochila. Ao mesmo tempo em que contém a vontade de carregar pra mim, ela fica feliz de me ver dando conta de um peso tão pesado.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Que língua é essa?

"Prof, que língua é essa que você fala?" Eu: "Eu falo português, só q do Rio de Janeiro"

A verdade deveria aparecer espontaneamente

A verdade deveria aparecer espontaneamente, porém na maioria das vezes ela parece precisar ser arrancada das pessoas. Talvez porque ela seja desconfortável para quem conta, desagradável para quem escuta, mas de fato ela é sempre libertadora porque é o melhor caminho.

This is us

Quem escreveu "This Is Us" foi um ser humano muito humano (é uma frase idiota, eu sei). Alguém que gosta de transformar olhares e mudar trajetórias com diálogos e cenas belíssimas. Cenas que inicialmente deixam minha alma em pedacinhos e depois vão costurando e refazendo tudo igual uma colcha de retalhos. É uma arte que traz cura de um jeito profundamente simples. Eu fico comovida e tocada. Ninguém me perguntou nada.