Pular para o conteúdo principal

Morei na favela


Por aqui qualquer pessoa vinda do estado do Rio de Janeiro é carioca. É costume de alguns querer zoar com a gente e nesta tentativa um adolescente me perguntou se quando eu morava no Rio, eu morava na favela. Eu respondi que morei na favela sim! 
Morei no Complexo do Alemão quando tinha 18 anos e ao invés de estar jogando vídeo-game ou indo pra baladinha, estava fazendo trabalho voluntário dando aula de dança pra crianças, fazendo faxina em casa de família, cuidando de um neném de 6 meses e fazendo visitas a senhorinhas. Tiroteios toda semana aos quais, pelo que tudo indica, eu sobrevivi. Foi uma experiência incrível! Que me fez conhecer também o morro Dona Marta, a Cidade de Deus e fazer todo o meu estágio da faculdade no morro do Tuiuti em São Cristóvão.
Me pergunto se ele no auge dos seus 15 anos cogita em abrir mão do egoísmo e fazer algo do bem por alguém sem receber nada em troca daqui 3 anos ou agora.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Que língua é essa?

"Prof, que língua é essa que você fala?" Eu: "Eu falo português, só q do Rio de Janeiro"

A verdade deveria aparecer espontaneamente

A verdade deveria aparecer espontaneamente, porém na maioria das vezes ela parece precisar ser arrancada das pessoas. Talvez porque ela seja desconfortável para quem conta, desagradável para quem escuta, mas de fato ela é sempre libertadora porque é o melhor caminho.

This is us

Quem escreveu "This Is Us" foi um ser humano muito humano (é uma frase idiota, eu sei). Alguém que gosta de transformar olhares e mudar trajetórias com diálogos e cenas belíssimas. Cenas que inicialmente deixam minha alma em pedacinhos e depois vão costurando e refazendo tudo igual uma colcha de retalhos. É uma arte que traz cura de um jeito profundamente simples. Eu fico comovida e tocada. Ninguém me perguntou nada.