Pular para o conteúdo principal

Mãe e limites




Durante a minha criação, mamãe desenvolveu comigo uma relação de amizade e isto sempre chamou a atenção de muitas pessoas, inclusive da minha vó. Vovó uma vez disse a ela: "Você criou seus filhos de uma maneira diferente, eles são seus amigos".
Passeando juntas, assistindo seriados e filmes, compartilhando histórias e conselhos... Só não dividimos roupas porque ela detesta emprestar roupa! Tem que ser uma ocasião muito especial.
Me lembro que na adolescência, em algumas situações em que eu perdi um pouco a noção, às vezes queria falar com ela de igual pra igual. Era aí que ela me dizia: "Abaixa esse tom dona Lívia, eu não sou sua 'amiguinha', sou sua mãe". Prontamente eu entendia o que estava fazendo e nunca questionei sua autoridade, porque apesar de ser minha amiga, ela sempre cumpriu seu papel de mãe muito bem.
Limites, segurança, punições, elogios, recompensas, atenção, cobranças, afeto e valores. Amiga sim, mas mãe, com todo o peso e amor que a palavra tem.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Que língua é essa?

"Prof, que língua é essa que você fala?" Eu: "Eu falo português, só q do Rio de Janeiro"

A verdade deveria aparecer espontaneamente

A verdade deveria aparecer espontaneamente, porém na maioria das vezes ela parece precisar ser arrancada das pessoas. Talvez porque ela seja desconfortável para quem conta, desagradável para quem escuta, mas de fato ela é sempre libertadora porque é o melhor caminho.

This is us

Quem escreveu "This Is Us" foi um ser humano muito humano (é uma frase idiota, eu sei). Alguém que gosta de transformar olhares e mudar trajetórias com diálogos e cenas belíssimas. Cenas que inicialmente deixam minha alma em pedacinhos e depois vão costurando e refazendo tudo igual uma colcha de retalhos. É uma arte que traz cura de um jeito profundamente simples. Eu fico comovida e tocada. Ninguém me perguntou nada.