Pular para o conteúdo principal

Frida Kahlo, a esposa de quem?

Algumas coisas são difíceis de assumir pra uma pessoa formada em Artes. É quase indizível que eu não gosto do Legião Urbana (respeito, considero, mas não gosto), ou que eu não simpatizo com as obras da Frida Kahlo (acho incômodas e sobrecarregadas). Mas hoje conheci algo sobre esta obra específica que me atravessou e me trouxe uma conexão com esta mulher.

Esta obra se chama "Self-portrait with cropped hair" ("Autorretrato com cabelo cortado" - 1940). Frida pintou este quadro após sua separação do pintor Diego Rivera, o qual havia dito que amava seus cabelos longos. Durante muitos anos ela viveu à sombra dele, ela era nada mais que a "esposa do Diego". Aos poucos sua obra foi ganhando notoriedade e ela estava livre para ser ela mesma.

Frida foi considerada pelos surrealistas, como sendo parte de seu movimento. Em resposta a esta afirmação ela dizia "Eu pinto a minha própria realidade". Sua arte tinha total conexão com sua identidade e sua história, contaminada de fatos e circunstâncias de seus dias, pura EXPOSIÇÃO.

Hoje, estudando sobre Frida, eu me conectei. Me conectei porque eu também nunca quis ser conhecida por ser a "esposa de fulano", "a filha de ciclana", eu sempre quis ser eu. Tenho medo de não ser original a ponto de ter que me esconder ou pegar carona na aba de alguém.

Apesar de não negar minhas conexões, minhas raízes e todo o solo que me forma. Geralmente produzo (textos, músicas, desenhos, etc) em cima das minhas vivências que estão impregnadas pelos relacionamentos que tenho com as pessoas a minha volta ou circunstâncias do dia a dia. Às vezes eu revisito algumas das minhas singelas produções e penso "Por que eu escrevi sobre esse momento?", "Por que eu fiz uma música para essa pessoa?". Então eu paro de me criticar e me respeito, respeito a "Lívia" que eu era ali, que quis digerir aquilo daquela maneira.

E o que fica é um pedacinho de Lívia para o mundo.

O que fica é um quadro da Frida Kahlo e não da esposa do Diego Rivera.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Que língua é essa?

"Prof, que língua é essa que você fala?" Eu: "Eu falo português, só q do Rio de Janeiro"

A verdade deveria aparecer espontaneamente

A verdade deveria aparecer espontaneamente, porém na maioria das vezes ela parece precisar ser arrancada das pessoas. Talvez porque ela seja desconfortável para quem conta, desagradável para quem escuta, mas de fato ela é sempre libertadora porque é o melhor caminho.

This is us

Quem escreveu "This Is Us" foi um ser humano muito humano (é uma frase idiota, eu sei). Alguém que gosta de transformar olhares e mudar trajetórias com diálogos e cenas belíssimas. Cenas que inicialmente deixam minha alma em pedacinhos e depois vão costurando e refazendo tudo igual uma colcha de retalhos. É uma arte que traz cura de um jeito profundamente simples. Eu fico comovida e tocada. Ninguém me perguntou nada.