Pular para o conteúdo principal

:: gentileza muda o mundo ::



Hoje me aconteceram dois fatos opostos. Fui ao guichê de uma empresa de ônibus para trocar o horário de uma passagem, cheguei lá com uma hora e meia de antecedência. Depois de enfrentar uma fila significante, de cara com a atendente falei: "Gostaria de trocar o horário dessa passagem", enquanto isto ela estava rindo da piada do cliente de uma colega de trabalho e depois sem nem mesmo olhar nos meus olhos e mascando um chiclete ela disse em voz nasal: "Quê?", eu repeti. Ela disse que não seria possível porque é preciso fazer isso com três horas de antecedência, eu disse a ela que achava que era uma hora e ela pela primeira vez me olhou, com desprezo. Fiquei pensando onde está escrito isso e porque algumas coisas (como o preço das passagens) são expostas de forma tão clara e nossos direitos provavelmente estão em algum cantinho do site escrito em letras miúdas.

Deixei a rodoviária completamente indignada e todos os palavrões que conheço me vieram à mente, mas não disse nenhum. Pensei em jogar ovo podre em seus ônibus porque essas empresas só pensam em lucrar e nunca no bem dos clientes, pensei em gritar feito louca na rodoviária e por fim resolvi manifestar minha opinião no "Twitter", cento e quarenta caracteres pareciam suficientes para expressar indignação. Resumindo, estava muito brava!

Como ainda tinha algumas coisas pra fazer na rua, chorei lágrimas de ódio e resolvi fazer o que precisava. Uma dessas coisas era levar minha aliança de noivado para desamassar (o dia em que a amassei foi outro episódio onde fiquei irada). Chegando lá era um lugar humilde e assim também era o moço que conserta jóias. Perguntei a ele se tinha como desamassar e eu fui bem áspera (coitado). Ele foi lá pra dentro sem dizer nada significante, de fora ouvi umas marteladas e pedi a Deus para que ela saísse de lá inteira. Ele voltou e a aliança antes oval estava perfeitamente arredondada e polida, perguntei a ele quanto era e ele disse "Nada, isso não foi nada". Perguntei a ele se ele tinha certeza, ele disse que sim e eu o agradeci milhões de vezes. A gentileza deste homem que nem sei o nome, quebrou toda a ira do meu coração causada pela aspereza da atendente da empresa de ônibus.

Foi aí que me dei conta de que a gentileza pode mudar o mundo. Se formos gentis quebramos o coração duro das pessoas, se formos gentis não seremos egoístas, se formos gentis muitos sorrisos retribuirão a nossa gentileza. Problemas como os homicídios, as mortes por fome, as guerras, tudo isso e mais seria diferente. Compartilhe gentileza.

Comentários

  1. "Gentileza gera gentileza", já dizia o "profeta" Gentileza. E ainda dizem que era maluco... E mais: "A resposta calma desvia a fúria, mas a palavra ríspida desperta a ira". Provérbios 15:1

    ResponderExcluir
  2. Sem dúvida o texto bíblico já citado é uma verdade maravilhosa. Permita o Senhor da vida que cada um de nós aprenda a ser gentil, ainda que a situação não nos leve, naturalmente, a isso.

    ResponderExcluir
  3. Livia...

    Oreino de DEUS precisa de mulheres com idéias, ousadia e iniciativa igual a sua.

    li oseu blog e achei magnifica suas postagens.

    JESUS disse que o reino de DEUS é para os corajosos e que o reino dele estaria dentro de nós (paz, alegria no E.S. e justiça).

    se voce quiser me mande um email para:
    juniorsfc@hotmail.com

    Daí eu te conto a minha experiencia com missões.

    Abraços

    DEUS te abençoe

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Que língua é essa?

"Prof, que língua é essa que você fala?" Eu: "Eu falo português, só q do Rio de Janeiro"

A verdade deveria aparecer espontaneamente

A verdade deveria aparecer espontaneamente, porém na maioria das vezes ela parece precisar ser arrancada das pessoas. Talvez porque ela seja desconfortável para quem conta, desagradável para quem escuta, mas de fato ela é sempre libertadora porque é o melhor caminho.

This is us

Quem escreveu "This Is Us" foi um ser humano muito humano (é uma frase idiota, eu sei). Alguém que gosta de transformar olhares e mudar trajetórias com diálogos e cenas belíssimas. Cenas que inicialmente deixam minha alma em pedacinhos e depois vão costurando e refazendo tudo igual uma colcha de retalhos. É uma arte que traz cura de um jeito profundamente simples. Eu fico comovida e tocada. Ninguém me perguntou nada.